15 outubro 2013
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Marketing local: clientes ao seu alcance

local marketing Marketing local: clientes ao seu alcance

Milhões de pessoas realizam pesquisas todos os dias na internet — 70% delas pesquisam produtos online e depois compram offline nas lojas. Há uma grande oportunidade de negócio a espera das empresas, basta saber utilizar.

Promoções, campanhas, ofertas, diversos atrativos são criados para atrair consumidores de uma forma em geral. As empresas cada vez mais buscam formas de atingir seu público.

O que muitas vezes os empresários não enxergam é que o cliente mais valioso pode ser o que está mais próximo, e assim, acabam desperdiçando oportunidades e ganhos.

O que é

O marketing local é uma eficiente forma de tornar sua empresa conhecida pelo seu público. De forma inteligente e econômica, segmenta os consumidores para que eles encontrem sua empresa.

Em outras palavras, o marketing local pode ser definido com o marketing voltado para as regiões próximas de sua localização. Implica, basicamente, em desenvolver ações e estratégias voltadas especificamente para os clientes da sua cidade ou até mesmo do seu bairro.

Também, ajuda a empresa a lidar de forma eficiente com as diferenças locais e regiões das comunidades, seja com relação ao estilo de vida ou características demográficas. O marketing local, ainda atende as necessidades dos varejistas, que são os principais clientes de uma empresa, pois preferem lidar com produtos que tenham mais relação com a região que atuam.

Por lidar com um público de menores proporções, o marketing local aproxima os clientes da propaganda e da marca. As pessoas se sentem parte do negócio, confiam mais na empresa por saber que ela está ali próxima, na sua região.

Além disso, a propaganda ganha mais força, pois aumenta consideravelmente as chances de afetar o público.

Estratégias

Existem diversas estratégias para se fazer o marketing local. Alguns métodos de publicidade local, ainda que antigos, são muito utilizados, como: anúncios nas páginas amarelas, anúncios em jornais e outdoors.

No entanto, hoje existem meios mais eficientes de praticar o marketing local, principalmente com o crescimento e popularização da internet. Dados indicam que 97% das pessoas usam a web para procurar produtos e serviços na sua região.

As três formas mais populares para atingir clientes locais online são: mecanismos de pesquisa, sites de avaliação e sites de cupons.

Mecanismos de pesquisa: pelo recurso, é possível aproveitar as pesquisas feitas pelos usuários de duas formas. Você pode ser encontrado pelo google maps, com as listagens locais do Google. Sua empresa irá aparecer quando procurarem seu produto/serviço na região em que atua.

Outra maneira, é por meio de anúncios online. Você pode colocar um anúncio do seu produto/serviço e sempre que alguém procurar por ele, na sua região, ele aparecerá para as pessoas que pesquisarem.

Sites de avaliações locais: cadastrando sua empresa nesses tipos de sites, os usuários poderão analisar e avaliar seu produto/serviço. Por meio deles, você poderá ver o que as pessoas pensam da sua empresa e, além disso, poderá dar feedbacks para os usuários, respondendo dúvidas e críticas apontadas pelos mesmos. Cada avaliação é uma oportunidade de conquistar ou reconquistar clientes.

Sites de cupons: ofertas e promoções são sem bem vistas pelo público. Ao promover sua empresa com ofertas locais e sites de cupom, é possível direcionar novos clientes para sua loja. Você pode listar seus produtos em sites de ofertas e, muitos deles, coletarão o dinheiro antes mesmo de você realizar o serviço.

Além disso, você também pode oferecer descontos nas redes sociais, blog e website. Quanto melhor, ou mais exclusiva for sua oferta, mais cliente irá conquistar e fidelizar.

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