22 julho 2013
Categoria
Blog

Entenda o que é QR Code

qr code 01 300x199 Entenda o que é QR Code

O que é QR Code:

A sigla “QR” significa “Quick Response“, que em português quer dizer “resposta rápida”. Os códigos de resposta rápida recebem este nome, pois ao serem escaneados pela câmera de smartphone ou tablet, direcionam imediatamente para uma informação, seja ela um link, endereço ou alguma outra ação. Mas para que aconteça a leitura, não basta ter um celular com câmera. É necessário ter um aplicativo instalado que habilite o dispositivo para escanear o código. O QR Code é um gráfico 2D, e sua principal característica visual é a forma quadrada, preta e branca que traz o código dentro.

 

O que um QR Code faz?

Uma vez que um QR code é escaneado, a informação codificada pode ser utilizada para adicionar automaticamente uma série de ações no dispositivo do usuário, como por exemplo:

  • Visualizar um site mobile ou uma landing page;

  • Ligar para um número de telefone;

  • Enviar uma mensagem de texto;

  • Enviar um e-mail,

  • Visualizar uma mensagem ou oferta especial;

  • Fazer o download dos detalhes de um contato (VCARD);

  • Visualizar um local no Google Maps;

  • Visualizar um perfil nas redes sociais.

Fonte: http://www.hswsolutions.com/services/mobile-web-development/qr-code-marketing/

 

O QR Code tem como objetivo principal simplificar o contato entre duas pessoas ou entre uma pessoa e uma empresa. Ao invés de procurar telefones e endereços e salvá-los manualmente ou ficar pesquisando por links em navegadores, essas ações podem ser resumidas em um único clique na câmera.

 

Como ele é criado?

O QR Code pode ser criado através de geradores que encontramos na internet de forma gratuita. Porém, esses geradores gratuitos geralmente vêm com limitações, como por exemplo, expirar a informação codificada depois de um tempo. Por isso, é interessante considerar a opção de entrar em contato com um desenvolvedor, principalmente se o QR Code for para a sua empresa. Geralmente, a geração desses códigos vem inclusa em pacotes de outros serviços relacionados ao desenvolvimento mobile.

 

E de que forma isto pode ajudar minha empresa?

Outras funções já usadas em códigos QR são: compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/dicas/2013-03-04/qr-code-o-que-e-e-como-usar.html

Se a sua empresa já possui um bom planejamento de marketing mobile, já tem dados suficientes para iniciar as campanhas, está na hora de começar a utilizar este poderoso recurso de scaneamento de códigos.

Compartilhe e Curta!

    Artigos Relacionados: