19 agosto 2013
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Encontrando respostas para as buscas mobile

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Encontrando respostas para as buscas mobile

Antes de começar, vamos deixar uma coisa bem clara sobre smartphones e restaurantes: Desde que os iPhones começaram a se propagar eles deixam os companheiros de jantares mais irritados, uma vez que as pessoas passaram a se concentrar cada vez mais em seus celulares e menos nas conversas. Esta parte não é divertida.

Porém, os smartphones têm sido, obviamente, um enorme ponto positivo para os restaurantes em quase todos os sentidos, este é o momento ideal para você criar uma estratégia de comunicação com seus melhores clientes utilizando esta tecnologia que está revolucionando a forma como nos comunicamos e consumimos. Em dois relatórios de pesquisas recentes, podemos ver o quanto a busca mobile beneficiou o segmento de restaurantes e bares.

Uma pesquisa recente feita com 1500 usuários de smartphones mostra que 81% dos consumidores que procuraram um restaurante nos últimos 6 meses utilizaram um aplicativo mobile, enquanto 92% realizaram a pesquisa através de um navegador mobile, de acordo com as empresas SinglePlatform e Chadwick Martin Bailey. Isso tornou a categoria de restaurantes a mais pesquisada do estudo.

O tráfego gerado por pesquisas em celulares também resultou no aumento de visitas à restaurantes, segundo o estudo. Três quartos dos consumidores que procuraram um restaurante através do celular fizeram suas escolha com base em resultados de pesquisa.

Também é importante ressaltar que os usuários de smartphones fazem comparações entre restaurantes, 84% dos consumidores entrevistados disseram que estão dispostos a pesquisar por mais um restaurante em seus smartphones antes de decidir onde comer. Um total de 80% das pessoas disseram que é importante olhar o cardápio antes de jantar em um restaurante, e 70% dos pesquisados foram além, dizendo que cardápios de restaurantes devem ser lidos na tela de um celular.

Restaurantes que não estiverem no universo mobile podem perder clientes rapidamente: 62% dos consumidores disseram que são menos propensos a escolher um restaurante se não puderem ler o cardápio em um dispositivo móvel.

Estas importantes informações mostram que antes de seu restaurante criar uma estratégia de marketing para dispositivos móveis, que estão ficando cada vez mais baratos e populares, é importante começar esta estratégia com pelo menos um site otimizado para mobile, para que as pessoas possam acessar as principais informações sobre seu restaurante diretamente em seus smartphones.

É fato que a ação de marketing mobile mais urgente para todos restaurantes implementarem é a criação de um site otimizado para celulares e em seguida o planejamento de criação de um aplicativo mobile, campanhas utilizando QR Codes e assim por diante.

No estudo  “Mobile Search Moments: Compreender como o mobile conduz as conversões”, a Google e a Nielsen descobriram que as buscas mobile são fortemente ligadas a situações específicas, como por exemplo, consultas sobre produtos e preços durante as compras, que tem probabilidade duas vezes maior de acontecer quando usuários de smartphones estão em uma loja.

Independente de onde os usuários de smartphones realizam suas pesquisas, 77% das buscas ocorrem em casa ou no trabalho e 17% ocorrem na rua – O acompanhamento de conversões, como a visita à loja, telefonema ou compra online acontecem rapidamente, dentro de uma hora após a pesquisa.

A grande maioria das buscas mobile ocorrem à tarde e à noite, que é geralmente quando os restaurantes estão funcionando, segundo a pesquisa da Google e da Nelsen.

O mais interessante é que a categoria de restaurantes foi a mais procurada enquanto as pessoas estavam na rua. O número de consumidores que procuram informações de restaurantes em smartphones quando estão na rua são cerca de 50%, sendo esta categoria mais procurada do que artes e entretenimento, compras e tecnologia. A categoria de viagens foi a que mais se aproximou, com 46%.

 Encontrando respostas para as buscas mobile

Pesquisas de restaurantes ficam abaixo da média quando os usuários estão em casa e na escola, embora as buscas sejam um pouco maiores que o normal em lojas e no trabalho.

O que podemos supor desta informação é que localização é tudo para restaurantes no comércio mobile. Certifique-se de que seu restaurante possui cadastro no Google+ Local(antigo Google Places), Foursquare, Diretórios de Empresas locais como o Hot Frog, Kekanto e tenha uma estratégia para que seus clientes deixem depoimentos para aumentar a exposição de seu negócio. Além disso, como as pessoas estão abertas a descobrir novos restaurantes enquanto estão na rua, restaurantes podem e devem explorar programas para ofertas de geolocalização e alertas.

Outro ponto de grande destaque na pesquisa Google/Nielsen, é que 53% das buscas começam em navegadores web, enquanto 43% acontecem através de aplicativos mobile e 4% por ligações.

 Encontrando respostas para as buscas mobile

De todos os resultados possíveis após uma busca mobile por um restaurante, 54% clicaram nos links que apareceram nos resultados, enquanto 51% visitaram o estabelecimento e 30% realizaram uma compra. Outros 22% visitaram o site da marca, enquanto 19% voltaram a procurar e 19% compartilharam as informações através de texto ou mídias sociais.

Artigo original: http://nrn.com/blog/finding-answers-mobile-search

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