12 agosto 2013
Categoria
Blog

Descubra se seu site está adaptado para Mobile

mobilesite 159x300 Descubra se seu site está adaptado para Mobile

Apesar da força em que o mobile está chegando, muitos sites ainda não são adaptados para esse tipo de plataforma. Mas como descobrir se o site da sua empresa já está inserido nesse mundo? A seguir, conheça 5 serviços online gratuitos para descobrir se seu site tem uma boa visualização em dispositivos móveis:

Quirktools:

Neste site, basta inserir a URL de seu site e em seguida, escolher os dispositivos para visualização de seu site. O design é bem intuitivo, e ao clicar nos ícones de dispositivos como TV, desktop, smartphone ou tablet, é possível ver como seu site é visto em cada um deles, e ainda escolher um modelo específico. Também é possível personalizar a resolução de tela manualmente.

Testemobile:

Ferramenta brasileira, de fácil utilização. Ao inserir a URL de seu site no campo, você terá uma pré-visualização de seu site em vários tipos de dispositivos exibidos na página.

W3C mobileOK Checker:

Em uma escala de 0% a 100%, ele mostra o quanto o seu site está adaptado para dispositivos móveis, além de exibir um relatório da análise.

Mobiready:

Dá notas conceituais para o seu site em plataformas mobile, como “bad” (ruim) e “fiar” (bom). Mostra um relatório em gráficos, informando o tempo de carregamento, tamanho e outros.

iPadpeek:

É um simulador online que mostra como seu site é visualizado em iPad e iPhone.

 

Características de um bom site mobile

 

Além de ferramentas, existem algumas características básicas que identificam claramente se os visitantes visualizam e navegam facilmente em um site através de smartphones ou tablets. Conheça as características básicas:

 

1. Carregamento rápido

O visitante de um site não quer perder mais que dois segundos em média para acessar um site e conexões 3G muitas vezes não são tão rápidas. Portanto, invista em sites com elementos leves e de fácil carregamento.

 

2. Tudo muito visível, botões fáceis de clicar

O ideal é que os botões de seu site possam ser clicados facilmente com o polegar, uma vez que é desta forma que um usuário de smartphone digita. Os demais elementos da página, como texto e imagens, devem estar em perfeitas condições de leitura e visualização e é por isso que a visualização em mobile não pode ser a mesma que a visualização em um computador. Seu site mobile deve ser visto perfeitamente, sem precisar ser ampliado em nenhum momento.

 

Leia também: Construindo uma experiência mobile otimizada: App x Site

 

3. Objetividade

Lembre-se, na visualização mobile o espaço é reduzido. Os clientes que já estão no mundo mobile estão acostumados a gastar menos tempo para encontrar o que precisam. Atenha-se ao essencial e pense sempre no que o seu cliente procura e o que deve encontrar em seu site. Se o cliente procura informações sobre produtos e serviços, contato, e informações básicas sobre a empresa, isto é tudo que você precisa ter no seu site mobile.

 

4. Muita atenção aos feedbacks dos clientes

Uma experiência ruim pode levar os usuários a desistirem do seu site e consequentemente, do seu estabelecimento. Além do mais, pesquisas mostram que 57% dos usuários não indicariam uma empresa que possui um site de baixa qualidade para mobile. Certifique-se de que a opinião dos usuários chegue rápido aos seus ouvidos. O aconselhável é você ter um espaço reservado para aqueles que desejam expressar seus sentimentos em relação ao site, seja este espaço uma aba no seu próprio site ou um e-mail de contato, por exemplo.

Compartilhe e Curta!

    Artigos Relacionados: