21 fevereiro 2014
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Restaurantes

Conheça os segredos dos restaurantes que estão sempre lotados

Boa comida, atendimento de qualidade, ambiente agradável e limpo. Essas deveriam ser as estratégias essenciais para garantir um restaurante cheio. Porém, como um bom empresário do ramo de alimentação, você sabe bem que esses fatores não são um diferencial, mas apenas o básico para o negócio funcionar. O que muitos empreendedores se perguntam é: afinal, qual o segredo de um restaurante lotado? Saiba que a resposta é simples e curta: comunicação!

Para assegurar o movimento de um restaurante, assim como o de qualquer outra empresa do setor comercial, o empresário deve aprimorar o relacionamento com os consumidores. Uma casa lotada depende da criação de estratégias de comunicação assertivas, que consigam aliar a divulgação do negócio à fidelização dos clientes. Quer saber como fazer isso e ver seu estabelecimento cheio sempre? Então fique atento!

Crie um site para seu restaurante

O primeiro passo para a comunicação eficiente é a criação de um site. Sua página na Internet será a principal alavanca no processo de estreitamento de laços com os clientes. Por meio dela será possível fornecer desde as informações básicas do restaurante, como o endereço e o cardápio, até as novidades mais recentes, como o lançamento de novos pratos e ações promocionais.

Agora atenção! No momento em que encomendar o site, é fundamental que procure um serviço que lhe garanta mobilidade. Hoje em dia, as pessoas querem acessar a Internet por meio do próprio celular, de onde quer que estejam. Portanto, é fundamental que contrate um site mobile. Essa tecnologia vai permitir que seus clientes naveguem sem dificuldades pela página do restaurante tanto em computadores e notebooks quanto em aparelhos móveis.

Propaganda: a alma do negócio

website edit 2 Conheça os segredos dos restaurantes que estão sempre lotados

Ela é o grande instrumento de comunicação entre empresas e consumidores. Tenha certeza de que no seu caso não é diferente. Portanto, elabore um bom plano de marketing e programe sua publicidade.

Você não pretende investir alto em propaganda? Fique tranquilo. A divulgação de publicidade hoje em dia vai além dos meios de comunicação convencionais como TVs, rádios, jornais e revistas. Você pode obter resultados extremamente satisfatórios usando a Internet a seu favor. Saiba que é possível enviar newsletters e outros materiais promocionais diretamente para o seu público usando apenas o e-mail.

O site do restaurante será um grande aliado nesse processo! É por meio dele que será possível conseguir os endereços eletrônicos dos seus clientes. Você pode disponibilizar cadastros online para obter os dados. Ofereça um desconto de 5% ou 10% na próxima conta para motivar o consumidor a preenchê-los.

Conheça seu público

Estudar a clientela é ponto fundamental para definição da linha de comunicação a ser utilizada pelo restaurante. Entenda quem são as pessoas que consomem sua comida e será muito mais fácil conquistá-las pelo coração e pela boca! Responda às seguintes perguntas: Qual a faixa etária predominante dos seus consumidores? A maioria é de solteiros ou casados? Gostam de comida saudável ou são despreocupados quanto ao assunto?

Como fazer esse tipo de levantamento? Novamente: use o site. Você pode publicar enquetes online ou enviar a pesquisa para os e-mails cadastrados. Além disso, as estatísticas de navegação da página também fornecerão dados muito importantes. Por meio delas será possível, por exemplo, identificar os pratos mais procurados e verificar quais promoções funcionam melhor com a sua clientela. Ações locais, realizadas fisicamente no restaurante, também são uma boa maneira de conseguir informações sobre sua clientela.

Expanda os horizontes

Use a criatividade para se comunicar de modo eficiente com o seu público. Você pode, por exemplo, criar um programa de fidelidade que garanta descontos em determinados pratos ou lançar ações promocionais que integrem o endereço virtual ao físico. Também não se esqueça de outras possibilidades, como a utilização das redes sociais e as promoções temáticas para datas especiais. Enfim, expanda os horizontes, o céu é o limite!

Colocando todas essas dicas em prática, você conseguirá melhorar de forma significativa a comunicação com os clientes e o movimento do restaurante. E, como você bem sabe, quanto mais frequentado é um lugar, mais gente ele vai atrair. O resultado é casa cheia sempre.

Gostou das dicas de hoje? Deixe seus comentários e revele como utilizará as estratégias de comunicação para manter o salão lotado!

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